Nosso Canal no

NÃO DESPREZE SUA VINHA

NÃO DESPREZE SUA VINHA

I Reis 21 – A vinha de Nabote.

“(...) uma vinha que pertencia a Nabote de Jezreel. A vinha ficava em Jezreel ao lado do palácio de Acabe rei de Samaria. Acabe tinha dito a Nabote: Dá-me tua vinha para eu usar como horta (...) em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor. Nabote, contudo, respondeu: O Senhor me livre de dar a ti a herança dos meus pais. (...) Acabe ficou em casa aborrecido (...) deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer. Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: Porque está tão aborrecido? Porque não comes? (...) levanta-te e coma! Anima-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote (...)

Então ela escreveu cartas em nome de Acabe, pôs nelas o selo do rei e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote (...) decretem um dia de jejum e ponham Nabote sentado num lugar de destaque entre o povo. E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e o apedrejem-no até a morte.”

Através desta mensagem podemos fazer analogias desta vinha de Nabote, herança de meus pais, com a vinha dada gratuitamente a nós - a salvação pelo sangue de Jesus.

“Disse Jesus: Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor”.  (Jo 15:1-10)

Vinho tipifica: O sangue de Jesus vertido na cruz para nos purificar de todo pecado. SANGUE PRECIOSO. Herança de nosso Pai. Pois Ele nos fez adoção como filhos e herdeiros juntamente com Cristo Jesus. (Rm 8:14-16)

“Este cálice é a nova aliança no meu sangue, façam isso sempre que o beberem em memória de mim (...) anunciando a morte do Senhor até que Ele venha.” (I Co 11:25)

Neste texto, sobre a vinha de Nabote pode-se perceber o quanto Acabe era ganancioso e  sua esposa Jezabel perversa. Acabe foi um dos reis mais ímpios que Israel teve. Ele era rico, tinha poder e autoridade. Sentiu-se desgostoso quando Nabote não quis vender sua vinha e entrou em depressão.

Uma Vinha é uma plantação de uvas que bem cultivada permanece ativa por muitos anos (cerca de 30 a 60 anos – segundo a viticultura), e dá muito vinho, porém, uma horta acaba-se rapidamente. E esta era a intenção de Acabe: acabar com a vinha de Nabote, para satisfazer caprichos pessoais: plantar uma horta. Para  Ele não importava os sentimentos do dono da vinha.

Mas, Nabote não abriu mão da herança de seus pais. Dinheiro nenhum poderia substituir a sua vinha. Nem mesmo outra maior o melhor, pois, era herança adquirida.  E sua atitude lhe custou a vida. Mas ele não abriu mão da sua benção.

Jesus morreu na cruz por amor a humanidade. Um alto preço pagou – PREÇO  de sangue INOCENTE.  Para que fossemos reconciliados com Deus. (Rm 5:10).

Hoje, após reconhecer o sacrifício de Jesus por nós na cruz, temos o penhor de nossa herança -  o Espírito Santo. Ele é a garantia de nossa herança celestial. (Ef 1:14)  Somos selados pelo Espírito Santo  e o próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que pertencemos a Deus (Rm 8:16). Por isso não importa o que nos sobrevir nesta vida terrena, jamais podemos abrir mão de nossa salvação, conquistada pelo sangue de Jesus Cristo.

Nabote recusou vender sua herança, pois sabia o valor que ela tinha.  Ele reconhecia  o sacrifício de seus pais por ter cuidado daquela vinha para que ele pudesse desfrutar com alegria de sua herança. Muitos negociam ou trocam suas bênçãos espirituais – herança (salvação), em virtude do dinheiro, posição social, amizades... (isto é PLANTAÇÃO DE HORTA – é  passageiro).

Mesmo diante de acusações e testemunho falso, Nabote não desistiu da herança de seus pais e assim foi morto, apedrejado. Mas a justiça de Deus veio. O seu sangue não foi derramado em vão. Deus levantou o profeta Elias para declarar sua sentença de morte contra Acabe e Jezabel (espírito de engano). Acabe teve oportunidades de arrependimento, se humilhou, e ‘Deus não trouxe desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho’ (V. 28-29). E cumpriu-se literalmente a profecia dita por Elias a respeito da morte de Jezabel. (II Rs 9:30-37)

Qual tem sido a sua posição diante da sua vinha?

Não seja como Esaú que vendeu o direito de sua primogenitura por um prato de lentilhas. (Gn 27). ZELE POR SUA VINHA – herança de seu Pai Celestial.

Satanás visa àqueles que têm vinha – que é selado pelo sangue de Jesus, tendo o selo da promessa de vida eterna. Ele é invejoso e usurpador. E com isso cria situações diversas tentando desviar o cristão Do caminho.

Por isso devemos clamar a Deus fazendo das palavras do salmo de Asafe, nossas palavras:

“Ó Pastor de Israel, dá ouvidos; Tu (...) que te assentas entre os querubins, resplandece.(...)Volta-te, nós te rogamos, atende dos céus, e vê, e visita esta vinha. E a videira que a tua destra plantou(...) (Sl 80)

“Que fará o Senhor da vinha? (...) Ainda não lestes esta escritura: A pedra (Jesus) que os edificadores rejeitaram; Esta foi posta por cabeça de esquina; Isto foi feito pelo Senhor. E é coisa maravilhosa aos nossos olhos? “ ( Leia : Mc 12:1-11 – A parábola dos vinhateiros).

Não despreze sua vinha – ZELE POR ELA. Regue com água purificada, evite escassez de água, leia a palavra de Deus. Evite poluição (conformidade com o pecado). Evite a terra seca e desnutrida, o nutriente é a palavra – a bíblia sagrada. Evite as raposinhas (pecado oculto) que fazem mal às vinhas destruindo  as flores e  seiva (Ct 2:15). Ame a Jesus – a videira verdadeira-  acima de todas as coisas.

Com carinho, para sua meditação.

Pra Uleidice Rocha